• Rua Sandoval Meirelles, 157 - Vila João Jorge - Campinas/SP.
  • (19) 2127-4200
  • atendimento@abbanet.org.br
  • Centros de Atividades

    Faz de conta: A sala destinada ao faz de conta possui brinquedos e fantasias. É um espaço dedicado ao lúdico, pois é através das brincadeiras dirigidas naquele brincar que a criança irá desenvolver a imaginação e elaborar hipóteses para a resolução de problemas, já que desempenha vários papéis sociais e representa vários personagens. Este centro ajuda muito no desenvolvimento de idéias inteligentes e, principalmente, na formação do caráter da criança.

    Artes: Neste centro as tintas, os lápis coloridos e gizes de cera criam vida nas mãos de nossos pequenos artistas. A linguagem da arte na educação infantil tem um papel muito importante no desenvolvimento dos alunos, pois envolve aspectos cognitivos, culturais e a coordenação motora através de pinturas e desenhos.

    Brinquedoteca: Todas as atividades realizadas na Brinquedoteca são planejadas e dirigidas pelo professor para que, ao brincar encaixando, montando ou deslizando pequenos objetos a criança desenvolva a concentração, a memória e a lógica matemática, fortaleça conceitos de cores e formas, e enriqueça seu relacionamento emocional e social ao ser incentivado a compartilhar e trocar peças.

    Parque: Brincando, o cérebro ativa as conexões que ampliam o domínio sobre os movimentos de coordenação motora grossa e motora fina. Subir, descer, entrar, sair, pular, tão normais nas brincadeiras infantis são movimentos muito importantes para o crescimento físico e intelectual. No parque ocorrerão atividades direcionadas e livres, pois uma das funções básicas do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar e resolver situações conflitantes que vivencia no seu dia a dia.

    Movimento e Interação: contribui para sua integração social, criatividade, musicalidade, conhecimento do corpo, noções de espaço e lateralidade, tátil (sentir os movimentos e seus benefícios para seu corpo); visual (ver os movimentos e transformá-los em atos); auditivo (ouvir a música e dominar o seu ritmo); afetivo (emoções e sentimentos transpostos na coreografia); cognitivo (raciocínio, ritmo, coordenação); motor (esquema corporal). As atividades propostas visam o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. Este centro proporciona, na educação, elementos que favorecem o desenvolvimento do ser humano consigo mesmo, com o outro e com seu meio.

    Cidade Ágape:  É um projeto onde as crianças de 4 a 5 anos vivenciam de forma lúdica várias funções e profissões. Nesse local os alunos representam o papel de prefeito, médico, veterinário, professor, pastor e demais funções como: pai, mãe, filho, empresário, prefeito e lixeiro, levando-os a entender as diferenças sociais e a responsabilidade por uma sociedade melhor e mais justa. Pois, só assim compreenderão que a felicidade de uma família não depende do nível social que ocupa, mas sim, do respeito e amor pelos outros.

    Psicomotricidade: Através de atividades físicas com bolas, arcos, cordas, colchão entre outros materiais desenvolvemos as habilidades motoras como equilíbrio, lateralidade, coordenação motora grossa e outros pré-requisitos importantes para que haja um crescimento físico saudável.

    Música: Comprovadamente, a música desenvolve, entre outros campos, a capacidade de aprendizado lógico-matemático, a memória, a capacidade psicomotora, a afetividade, a criatividade e a sensibilidade emotiva. Instrumentos musicais, gestos ritmos, melodia, canto, assuntos da música, tornam-se agente facilitador para o aprendizado de maneira lúdica e prazerosa.

    Módulo: Este é o momento de pegar no lápis, na borracha, no apontador e exercitar a coordenação motora fina aprendendo a linguagem escrita, desenvolvendo o raciocínio lógico, conhecendo aspectos de outras culturas e as datas comemorativas, tudo adequado à sua faixa etária. Nosso material foi elaborado seguindo a linha da metodologia acrescer, que respeita o individuo em cada uma de suas fases de aprendizado e tem como filosofia o ensino dos valores cristãos de amor a Deus e ao próximo.

    Barco: A atividade sensório motora e a imaginação acontecem nas brincadeiras no barco, no escorregador e nos desenhos com os dedinhos na areia azul.

    Biblioteca: a leitura nesta fase, de 2 a 5 anos é de extrema importância para que as crianças, através das histórias e livros, gostem desta linguagem tão importante para o desenvolvimento e a aprendizagem.