• contato@colegioagape.org.br
  • Palavra da diretora

“Ensinar é a gloriosa tarefa de formar e transformar vidas.”

O Colégio Batista Ágape nasceu como fruto da visão de seu fundador, o pastor João Batista Martins de Sá, com o objetivo de formar e transformar vidas através de um ensino de qualidade e excelência. No dia 15 de maio de 1990, quando foi fundado, contava apenas com cinco alunos na área de Educação Infantil.

Hoje, são quase mil alunos, nos cursos que atendem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Esse crescimento deve-se a uma metodologia própria chamada Acrescer, pela qual, o aluno recebe os conteúdos sendo respeitado o seu crescimento gradativo dentro de sua maturidade e de acordo com as experiências vividas.

Na Educação Infantil o Colégio Batista Ágape acredita que, para a criança aprender, ela precisa sentir-se feliz, protegida e amada, proporcionando-lhe oportunidades adequadas para seu desenvolvimento emocional, intelectual, físico e espiritual. Para esta formação integral do aluno, o ensino ocorre nos Centros de Atividades, prática exclusiva de nossa metodologia. Os Centros são: faz de conta, brinquedoteca, biblioteca, parque, barco e areia, vídeos pedagógicos, música, psicomotricidade, movimento e interação, artes e a minicidade, em que a criança vivencia as profissões e diferentes tipos de família (mais abastecida e menos abastecida) entre outros. Esses Centros de Atividades são desenvolvidos dentro de salas ambiente construídas e planejadas para que o aluno aprenda de forma prazerosa, explorando, experimentando e investigando com o objetivo de ampliar a visão de mundo a partir do meio que o cerca.

No Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, o objetivo central é desenvolver a escrita e a leitura lógica tão necessários no período de alfabetização. A sala de jogos, o projeto xadrez, e o laboratório de ciências  têm sido ferramentas importantes que colaboram para este processo de aprendizagem.

Já no Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, nosso objetivo é desenvolver a inteligência emocional. Por isso, na grade curricular, temos as aulas de projetos, que ajudam os adolescentes a descobrirem seus potenciais e habilidades, elevando a autoestima e promovendo momentos de aplicação prática dos conceitos teóricos aprendidos nas diferentes disciplinas.

O foco no Ensino Médio é preparar nossos alunos para o vestibular e, também, aprimorar o convívio saudável e inteligente com seus semelhantes, respeitando as diferenças individuais.

Um dos diferenciais do nosso colégio é o PSI – Processo Seletivo de Informações -, um programa criado pela pedagoga Nancy Stoianov, desenvolvido com uma metodologia eficiente e inovadora, para atender alunos com deficit de aprendizagem. O objetivo maior deste trabalho é resgatar, no aluno, o prazer de aprender, tornando-os autodidatas.

Outro diferencial do nosso Colégio é o ensino de valores e princípios da Palavra de Deus, a Bíblia. Trabalhamos com temas anuais que promovem a reflexão e a mudança de postura nos alunos. Somos gratos a Deus porque a visão do Pastor João Batista tem sido concretizada, pois podemos ver a formação e a transformação de vidas a cada dia em nosso Colégio.

Ana Consuelo Martins Lopes Oliveira

Diretora Pedagógica