Veja o vídeo

ED. INFANTIL

O cérebro na potência máxima para a aprendizagem

Estudos da neurociência comprovam o potencial de desenvolvimento cerebral da criança até os 6 anos de idade, e como esses mecanismos influenciam os circuitos neurais da aprendizagem, linguagem, comportamento e da saúde mental por toda a vida.

Na Educação Infantil, a criança é acompanhada e analisada não apenas por um único professor, mas por uma equipe pedagógica que, através de ferramentas de análise do Sistema Acrescer, verifica a performance do desenvolvimento neural da criança e de seu nível de aprendizagem motora, auditiva, visual, afetiva e cognitiva.

O Colégio Batista Ágape investe grandemente na Educação Infantil, pois entende ser esta a fase mais importante de registros neurais, conforme nos ensina a palavra de Deus: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e até o envelhecer não desviará dele.” Provérbios 22:6

Conheça de perto a nossa Educação Infantil e a Metodologia Acrescer.

Agende sua visita
PROPOSTA PEDAGÓGICA

Preparando as “funções executivas” para toda a vida

Na primeira infância, o aprendizado deve ser prazeroso e, na maior parte do tempo, lúdico. A escola deve acrescentar conteúdos essenciais para o desenvolvimento das “funções executivas”, já que o cérebro está na potência máxima para a aprendizagem cognitiva: controle dos pensamentos, imaginação, emoção, atenção, associação, motricidade, linguagem, juízo e ação – estímulos que permanecem por toda a vida.

Com 5 e 6 anos de idade, a criança começa a ser preparada para a aquisição da leitura, associando os sons e símbolos das letras e formando palavras. Como a “forma de escrita da palavra” se dá pela ortografia e não pela fonética, a categorização funcional do cérebro acontece, principalmente, por meio da escrita cursiva.

Pesquisas demonstram que crianças alfabetizadas com letra cursiva serão mais produtivas acadêmica e profissionalmente. A letra cursiva é mais eficiente para a categorização e consolidação da memória, e essa escrita deve ser ensinada na fase pré-escolar, antes da “poda neural”, um mecanismo de morte geneticamente programada dos neurônios não ativados e que ocorre aos 7 anos de idade.

Centros de Atividades

Material didático com linguagem para o aluno

Aprendizado na prática

Ensino acrescentativo

CENTROS DE ATIVIDADES

Aprendendo através do lúdico

Na Metodologia Acrescer, os espaços de tempo que a criança passa na escola são separados em 4 partes: a primeira para o exercício das habilidades motoras, linguísticas e lógico-matemáticas; e as três outras partes nos “centros de atividades”, trabalhando a parte lúdica e a prática do inglês em locais devidamente preparados:

Centro de Atividade Psicomotricidade

onde a criança toma consciência de si própria, do seu corpo e do espaço que ocupa no mundo.

Centro do Faz de Conta

onde o “aluno” exercita e aprimora sua linguagem narrando sua própria história ou inventando personagens, além de desenvolver maior integração com os colegas.

Centro dos Jogos de Atividade

ajuda a raciocinar de forma lógica e conclusiva, além de estimular o respeito a regras e normas.

Centro de Música e Dança

aprimora o senso rítmico, a atenção, memória e concentração, favorecendo a linguagem verbal e corporal.

CENTROS DE ATIVIDADES

Aprendendo através do lúdico

Na Metodologia Acrescer, os espaços de tempo que a criança passa na escola são separados em 4 partes: a primeira para o exercício das habilidades motoras, linguísticas e lógico-matemáticas; e as três outras partes nos “centros de atividades”, trabalhando a parte lúdica e a prática do inglês em locais devidamente preparados:

Centro de Atividade Psicomotricidade

onde a criança toma consciência de si própria, do seu corpo e do espaço que ocupa no mundo.

Centro do Faz de Conta

onde o “pequeno” exercita e aprimora sua linguagem narrando sua própria história ou inventando personagens, além de desenvolver maior integração com os colegas.

Centro dos Jogos de Atividade

ajuda a raciocinar de forma lógica e conclusiva, além de estimular o respeito a regras e normas.

Centro de Música e Dança

aprimora o senso rítmico, a atenção, memória e concentração, favorecendo a linguagem verbal e corporal.


Centros de atividadedo G2 e G3:

G2 e G3 – Na primeira infância, inicia-se o processo de desenvolvimento infantil e a construção da aprendizagem. Essa fase é marcada pela interação social e a compreensão do mundo que a cerca.

Faz de Conta:

Espaço onde a linguagem da criança se desenvolve e é aprimorada. Através da vivência criativa, o aluno narra a sua própria história, ou de algum personagem, interagindo com os colegas.

Jogos:

Espaço que favorece o raciocínio de forma lógica e conclusiva, além de estimular o respeito às regras e normas.

Barco:

Espaço que promove a socialização e o respeito entre as crianças. Neste ambiente, são trabalhadas as regras básicas de convivência social e a imaginação de forma lúdica e prazerosa.

Biblioteca:

Ambiente onde se desenvolve o hábito e o prazer pela leitura. Ao contarmos uma história, despertamos no aluno a atenção e o foco através dos sentidos. Incentivamos a imaginação da criança pelo recontar da história, pela leitura de imagens e pelo manusear dos livros da biblioteca.

Parque:

Espaço que favorece a convivência, o compartilhar, as brincadeiras espontâneas e a criatividade. Neste ambiente, o aluno desenvolve sua autonomia, amplia a sua criatividade e aprimora sua coordenação motora.

Módulo:

Ambiente determinado para o registro dos conceitos trabalhados nos centros de atividades. Neste espaço, desenvolvemos as habilidades de investigação, raciocínio lógico matemático, concentração, oralidade, reconhecimento e traçado das letras, dos números e outros sinais gráficos. O professor utiliza diferentes recursos e suporte tecnológico para fixar os conceitos aprendidos nos centros de atividades.

Arte:

Espaço que possibilita, por meio de experiências diversificadas, a expressão de linguagens como as artes visuais, que possibilitam o manuseio de diversos materiais através da exploração de cores, texturas, formas, superfícies etc.

Música e Dança:

Espaço onde se aprimora o senso rítmico, a atenção, memória e concentração, favorecendo a linguagem verbal e corporal.

Psicomotricidade:

Espaço em que a criança toma consciência de si própria, do seu corpo e do espaço que ocupa no mundo.

Centros de atividadedo G4 e G5:

G4 e G5 – Nesta fase, a criança apresenta maior autonomia, gosta de brincar com outras crianças e seu vocabulário é mais amplo. Por terem melhor habilidade motora, aprendem a escrever e conseguem compreender conceitos de número e de espaço.

Biblioteca:

Neste ambiente, despertamos o prazer pela leitura, consolidamos novas aprendizagens e estimulamos a criatividade. Na biblioteca, são propiciadas novas experiências e o desenvolvimento do pensamento através dos diferentes gêneros textuais.

Jogos de Atividade:

Neste espaço, são desenvolvidos o raciocínio lógico-matemático, sequência temporal, atenção e a concentração do aluno.

Parque:

Neste ambiente, os alunos interagem para melhorarem a comunicação, aprenderem sobre o respeito e sobre como compartilhar suas ideias e seus brinquedos. Além de melhorar a coordenação motora, são estimuladas a capacidade de enfrentar desafios, resolver problemas e saber ouvir a opinião dos colegas.

Cidade Ágape:

A Cidade Ágape tem o objetivo de desenvolver a cidadania e o caráter cristão através de atividades lúdicas exercidas em um ambiente construído especialmente para favorecer o conhecimento de diversas profissões. Neste espaço, o aluno aprende a respeitar o próximo, a lidar com as diferenças e respeitá-las e a desenvolver o domínio próprio. Por ter mais autonomia, o aluno aprende a manejar o dinheiro, entende o senso de propriedade econômica, adquire conceitos de sustentabilidade, compartilha conhecimentos e troca experiências com os colegas.

Arte:

Espaço que proporciona a descoberta da linguagem artística e estimula a criatividade. Neste ambiente, o aluno manipula diferentes materiais, experimenta novas combinações de cores e expressa-se livremente.

Módulo:

No ambiente da sala de aula, o aluno registra os conceitos aprendidos nos centros de atividades e nas aulas práticas. Neste espaço, o aluno desenvolve a escrita, a leitura, o pensamento criativo, o raciocínio lógico e matemático, além de compartilhar o conhecimento e aprender a ouvir e respeitar as diferenças.

Psicomotricidade:

Espaço em que a criança toma consciência de si própria, do seu corpo e do espaço que ocupa no mundo.

Música e Dança:

Espaço onde se aprimora o senso rítmico, a atenção, memória e concentração, favorecendo a linguagem verbal e corporal.

BLOG ÁGAPE

Acompanhe o que acontece na Educação Infantil

Espaço para alunos e pais, com notícias, dia a dia e informativos do ano letivo.

Leia mais

Educação Infantil com metodologia própria de ensino e visão filosófica cristã.

Agende sua visita