Veja o vídeo

FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Presença marcante aolado do aluno

É no período dos Anos Finais que o aluno passa para a fase da adolescência, uma fase em que começam as mudanças mais radicais de sua vida e que nem ele mesmo consegue entender.

Essa desordem de sentimentos, emoções, e quase sempre um baixo rendimento escolar, tem explicação. Com a entrada da adolescência, quando o corpo começa a passar por alterações entre 11 e 12 anos, o cérebro entra na segunda “poda neural” significativa, o que justifica toda a turbulência. Até que o cérebro passe por esse refinamento das sinapses e novas conexões sejam construídas, o adolescente parecerá desorientado, pois os caminhos neurais perdidos precisarão ser refeitos.

Nessa etapa, o Colégio Batista Ágape tem uma presença marcante através da sua equipe pedagógica, que desempenha um papel fundamental na vida do adolescente, já que os amigos passam a ter maior importância e a servir de referência, até mais que os próprios pais.

Assim, os diretores, professores e coordenadores passam a ser fortes colaboradores, ajudando o aluno a melhorar sua convivência com amigos e família, a formar valores e a construir um projeto de vida.

Conheça de perto o nosso Fundamental Anos Finais e a Metodologia Acrescer.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Desenvolvendo as inteligências múltiplas

O programa metodológico Acrescer para o Fundamental Anos Finais, contempla os módulos com conteúdos bimestrais de todas as matérias dentro dos critérios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são aplicados em sala de aula e depois vivenciados pelos alunos em salas ambiente de cada matéria para elaboração de exercícios, pesquisas e projetos em grupos. Dessa forma, cada aluno acrescenta um novo patamar à sua aprendizagem através da sua habilidade e inteligência individual.

Inteligência é a habilidade de resolver problemas através de uma solução, que nem sempre segue padrões, mas pode criar novas respostas. Ou seja, ser inteligente é saber resolver problemas, diferencial que se encaixa perfeitamente no novo mercado de trabalho e que buscamos desenvolver diariamente em nossos alunos.

Como exemplo, podemos citar as startups, em que seus fundadores se destacam por terem pensado numa forma inteligente para a resolução de problemas com a criação de um produto. Os criadores da Apple, Google, Microsoft e Amazon, são casos atuais em que a inteligência foi usada de forma criativa para desenvolver ideias e produtos que atendessem às necessidades do mercado e que transformaram diversas áreas do conhecimento.

Material didático com linguagem para o aluno

Ensino acrescentativo

Aulas práticas para desenvolver diversas habilidades

Orientação sobre disciplina, respeito, solidariedade, tolerância e laços familiares

CENTROS DE ATIVIDADES

Aprendendo através do lúdico

Na Metodologia Acrescer, os espaços de tempo que a criança passa na escola são separados em 4 partes: a primeira para o exercício das habilidades motoras, linguísticas e lógico-matemáticas; e as três outras partes nos “centros de atividades”, trabalhando a parte lúdica e a prática do inglês em locais devidamente preparados:

Centro de Atividade Psicomotricidade

onde a criança toma consciência de si própria, do seu corpo e do espaço que ocupa no mundo.

Centro do Faz de Conta:

onde o “pequeno” exercita e aprimora sua linguagem narrando sua própria história ou inventando personagens, além de desenvolver maior integração com os colegas.

Centro dos Jogos de Atividade:

ajuda a raciocinar de forma lógica e conclusiva, além de estimular o respeito a regras e normas.

Centro de Música e Dança:

aprimora o senso rítmico, a atenção, memória e concentração, favorecendo a linguagem verbal e corporal.

BLOG ÁGAPE

Acompanhe o que acontece no Fundamental Anos Finais

Espaço para alunos e pais, com notícias, dia a dia e informativos do ano letivo.

Fundamental Anos Finais com metodologia própria de ensino e visão filosófica cristã.